segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SÃO FRANCISCO DO SUL - SC

Forte Marechal Luz
Situado no litoral norte, o Forte Marechal Luz dista apenas 15 km do Centro Histórico da Ilha de São Francisco, e constitui-se num dos pontos de mais rara e expressiva beleza do litoral norte catarinense. A fundação do forte ocorreu durante o ano de 1909, sobre as ruínas do antigo forte, visando a fortificação militar daquela região, sob a direção do tenente "Alberto Eduardo Becker". Em novembro de 1915, ocorreu a implantação da 5ª Bateria Independente de Artilharia de Costa, tendo como seu primeiro comandante o tenente Victor Francisco Lapagesse. Excursionando forte à dentro, os turistas trilharão por uma estrada de barro, que dá acesso ao Morro João Dias, onde em seu topo, encontra-se uma bateria de artilharia de costa, composta de quatro canhões Armstrong , dois 120mm QF(Quick Fire) e dois 152mm BL( Breach Loading)e datados 1893 na cunha , em reparo naval , originados do Cruzador Benjamin Constant ( notas do Maj. Alvaro C Pereira ), que possibilitariam a defesa de costa em caso de situações belicosas, dado o caráter de instabilidade política mundial daquela época. A bateria anteriormente mencionada, é palco, todos os sábados pela manhã no horário das 08:00 horas, da troca da bandeira, efetuada pela guarnição de serviço, com trajes de época, que efetuam uma salva de disparos de canhão. Ressalte-se que o nome do forte é uma homenagem ao marechal Francisco Carlos da Luz.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira do Brasil. Sua primeira ocupação, foi feita temporariamente por espanhóis por volta de 1553 . Não existem provas de que teria sido um dos pontos onde em 1504 a expedição de Binot Paulmier de Gonneville teria aportado.

Em 1640, Gabriel de Lara, "Alcaide mór, Capitão mór, Povoador da villa de Nossa Senhora do Rosário da Capitania de Paranaguá", com portugueses e vicentistas, procedentes de Paranaguá, fundou a 3 de dezembro de 1641 a villa de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco.

Em 1658, Manoel Lourenço de Andrade, acompanhado por casais portugueses e paulistas, chegou a São Francisco, com plenos poderes, concedidos pelo Marquês de Cascais, para povoar a terra, repartindo-a entre a sua comitiva e os que fossem chegando. Já em 1660 foi elevada à categoria de vila e tornou-se paróquia, recebendo seu primeiro vigário, o Padre Manoel dos Santos.

A glória da fundação do primeiro estabelecimento catarinense atribuem os historiadores, tanto a Andrade como a Lara, segundo o livro Colonização do Estado de Santa Catarina - Dados históricos e estatísticos (1640-1916) - Secretaria Geral dos Negócios do Estado - 1917. Seria justo atribuir a fundação a Ângelo Francisco, que foi, na verdade, o primeiro povoador da ilha de São Francisco.
Texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Francisco_do_Sul
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conheci um pouco de São Francisco do Sul em 25.09.2010 quando participei de uma caminhada organizada pelo grupo Pegadas coordenada pela Christine de Joinville. Foi um passeio incrivel, conhecemos o Forte, o museu, a praia, um pouco da natureza, muitas árvores, flores e até macacos tinha pelo caminho. Barcos simples e luxuosos, casas maravilhosas.
Almoçamos no Capri Iate Clube ... uma delícia....
Foi um dia maravilhoso, muito sol, muita energia, um pessoal de alto astral...e é claro um pouco de cansaço...mas valeu a pena....

Nenhum comentário:

Postar um comentário