Situada no munícipio de Palmeira no estado do Paraná a Colônia Witmarsum foi formada em julho de 1951 por menonitas que reimigraram da cidade de Witmarsum do estado de Santa Catarina. Os menonitas da Colônia Witmarsum pertencem ao grupo dos menonitas alemães-russos, que tem sua origem na Frísia, no norte da atual Holanda e Alemanha. Através da Prússia eles imigraram para Rússia no século XVIII, de onde fugiram em 1929, quando o comunismo se instalou naquele país. Em 1930 vieram ao Brasil onde, após uma tempo em Santa Catarina, fundaram em 1951 a Colônia Witmarsum no Paraná. Graças a um financiamento conseguido junto aos menonitas da América do Norte, foi possível comprar em 7 de junho de 1951 a Fazenda Cancela.
Ocupa uma área de aproximadamente 7800 hectares e possui aproximadamente 1500 habitantes. Compreende cinco núcleos de povoamento, denominados aldeias e numerados de 1 a 5 e, dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social situado na sede da antiga Fazenda Cancela.
Sua base econômica reside na agropecuária, desenvolvida sobretudo no setor da pecuária leiteira. Também há criação de frangos e porcos para o abate e plantações de soja e milho.
Na Colônia de Witmarsum ocorrem as Estrias Glaciais de Witmarsum, um registro marcante da grande glaciação que ocorreu do Carbonífero inferior ao Permiano inferior, entre 360 e 270 milhões de anos atrás, quando toda porção sul do antigo supercontinente Gondwana, então parte da atual América do Sul, ficou coberto por espessas camadas de gelo.
Em 12 de julho de 2009, o grupo Curitigrinos promoveu a caminhada na Colônia Witmarsum, estava um dia frio mas com a caminhada acabou esquentando, lugares maravilhosos com muitos pinheiros, campos, vacas leiteiras, casas estilo europeu...enfim...um pedacinho da Europa, com direito a almoço e visita ao museu com muitas antiguidades e com um casal contando as histórias desde a formação da Colônia.
Valeu o dia também pelas pessoas amigas que estiveram juntos nessa caminhada que estão na foto acima.
Olá Dayse, visitei a Colônia quando era criança. Fui com meu pai! Lindas imagens! Ali eles nao fabricam o leite Cancela? Adorei seu post, cheio de recordaçoes para mim! Beijos e uma ótima semana para todos!
ResponderExcluirOi Angela...fiquei feliz por você ter lembranças deste local, quanto ao leite Cancela, não vi mais essa marca, não sei se ainda fabricam esse leite...um ótimo dia a você...bjs
ResponderExcluir