sexta-feira, 22 de julho de 2011

PONTA GROSSA

Domingo, dia 17 de julho de 2011, foi organizada pela Ana Paula Wanke do grupo Curitigrinos uma caminhada em Ponta  Grossa, percurso de 12 km, passando pela cachoeira da Mariquinha, um lugar encantador, pelo Buraco do Padre que é lugar com muita energia, dá vontade de ficar horas ali meditando, tomando banho naquela água gelada ou simplesmente escutando a água da cachoeira caindo...maravilhoso.
Almoçamos sopa e um café colonial muito saboroso....e depois fomos saborear um licor, vinho e espumante, tudo feito com amoras.. hummmm...delicioso....tinha também um campo de lavandas...um perfume gostoso no ar.
Fiz novas amizades, conheci 2 pessoas especiais: a Nélida e a Aurora e também estavam as pessoas que já conheço de outras caminhadas...cada uma com seu jeito de ser....foi um encontro maravilhoso...valeu a companhia de todos...foi um domingo inesquecível...
O encontro foi pela manhã no Parque Barigui, que já estava iluminado pelo sol...sem palavras...
 
Ponta Grossa é um município brasileiro localizado no centro do estado do Paraná, distante 107 quilômetros da capital Curitiba, com uma população de 311.697 habitantes. É o núcleo de uma das regiões mais populosa do Paraná: Campos Gerais do Paraná que tem uma população de mais de 800 000 habitantes (IBGE/2010) e o maior parque industrial do interior do estado. A cidade, também conhecida como "Princesa dos Campos", é a quarta mais populosa do Paraná e 76ª do Brasil.
O termo "Ponta Grossa" é derivado de sua fitogeografia, referindo-se a um capão de mato. Este local foi escolhido antecipadamente pelo capataz da Fazenda Bom Sucesso, Francisco Mulato, a pedido de Miguel da Rocha Ferreira Cavalhaes, para começar a construir um povoado (atualmente Ponta Grossa).Naquele momento Francisco Mulato teria expressado de uma linguagem bem informal, de escravo que mal sabia ler e escrever: "Sinhô sabe bem porque é encostado naquele capão que tem a ponta grossa". A sugestão do nome caiu no gosto de toda a população do atual município.
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponta_Grossa
 

A Cachoeira da Mariquinha é uma Unidade de Conservação localizada a aproximadamente 30 quilômetros do centro da cidade. No percurso de acesso, a trilha é ladeada por formações de arenito e capões de mata nativa.
Aos pés da sua cascata de 30 metros de altura, forma-se um balneário de rara beleza. Um espaço para aqueles que buscam um contato harmonioso com a natureza, sendo um local ideal para acampamentos e caminhadas nas trilhas pela mata nativa da região. Distância do centro: aproximadamente 30 quilômetros.
Site: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/cachoeira-da-mariquinha





Localiza-se no distrito de Itaiacoca, a 26 km do centro da cidade de Ponta Grossa. Trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo. Apresenta em seu interior uma imponente cascata, formada pelo rio Quebra Perna. Apesar de apresentar-se de maneira diferente, devido a abertura na base, o Buraco do Padre também é uma furna.
O nome Buraco do Padre está relacionado à história dos jesuítas que estiveram no local. Com a finalidade de converter almas para a Cristianismo, os jesuítas trabalhavam com os índios da tradição Umaitá e na região dos Campos Gerais com os índios da tradição Umbu.
O nome Buraco do Padre deve-se ao costume dos padres jesuítas dirigirem-se ao alto do platô para concentração, meditação ou descanso.  
Site: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/bpadre















Um comentário:

  1. Dayse, deve ter sido uma delícia de encontro com a natureza e amigos. Ando um poço de preguiça. Sedentária como nunca. Mas logo passa. Temos tempo das coisas na vida, tudo vem e vai. Ainda bem que amigos ficam, né?! Lindas as fotografias. O armazém antigo, a casa de madeira, os cães em suas moradas...
    Beijos

    ResponderExcluir