sexta-feira, 6 de maio de 2011

CAIOBÁ

Tirei férias e passei alguns dias em Caiobá, (final de março/2011), no apartamento de duas pessoas especiais que estão na minha vida, Elvira e Luiz. Foram dias de sol, chuva, garoa e frio, mas valeu a pena. Muito camarão, peixe, hummmm....comida deliciosa que a Elvira e o Luiz prepararam. Também teve caminhadas pela praia, jogamos canastra...enfim, foram dias de descanso mental....voltei renovada.
























Imagem: pousadaluardecaioba.com.br
Caiobá é um bairro e um balneário pertencente ao município de Matinhos, localizado no litoral do estado do Paraná. Atrai anualmente milhares de turistas durante o verão; sua população durante a temporada de verão pode chegar a quase 1.500.000 de pessoas. Caiobá é o destino de muitas pessoas do Brasil e da América Latina.
A colonização veio após a chegada do francês Auguste de Saint-Hilaire em 1820 quando começa a surgir a Vila de Matinhos. Em 1927 foi inaugurada a Estrada do Mar, ligando Paranaguá à Praia de Leste, que trouxe muitas famílias alemãs, entre elas a família de Augusto Blitzkow, responsável pela urbanização de Caiobá.
A população é miscigenada, formada por descendentes dos índios carijós, portugueses, italianos, alemães e outros. Apresenta uma estrutura social particular, devido às características da formação de sua população fixa e sazonal, em relação aos veranistas e turistas, e recebe, somente o balneário, cerca de 1.500.000 pessoas, que chegam em feriados e temporadas. O balneário que pertence a Matinhos tem 15.174 habitantes.
Localizado no litoral paranaense, a 3 m de altitude, com uma área de 215 km2. O clima para a realidade sulista é muito quente o ano todo com médias de 22º graus no verão e 18º graus no inverno. Situa-se a 111 km da capital Curitiba.
Texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caioba

2 comentários:

  1. Olá Dayse querida, tudo bem com vcs? Caiobá nao mudou nada!!! Que ótimo que voltou descansada e feliz!!! Como está o fofo do Gabriel?
    Beijos e Feliz Dia das Maes!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Angela...
    Tudo bem por aqui, todos estão bem, hoje o Gabriel está fazendo 4 meses, está lindo demais, já quer sentar....Para você um dia das Mães muito especial, com muita paz e amor...bjs

    ResponderExcluir