quinta-feira, 21 de abril de 2011

MORRETES

Dia 18.10.2009 o grupo Curitigrinos organizou uma caminhada/passeio até Morretes, saímos de Curitiba bem cedinho e paramos na BR 277, descemos do ônibus e fomos caminhando pela estrada de chão, no meio do caminho tivemos uma surpresa bem gostosa, um piquenique na beira do rio organizado pelo grupo, uma delícia, depois continuamos até Morretes pela Rota 66. Fiquei encantada com a paisagem, muito verde, uma beleza sem igual. Passeamos pela cidade, tomamos sorvete, também tinha muito artesanato para ver. Enfim, foi um domingo inesquecível.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rio Nhundiaquara - Uma das mais belas paisagens de Morretes é a do rio cortando a cidade formando um conjunto com as árvores e edificações existentes em suas margens. Permite  a prática de esportes como canoagem, bóia-cross e pescarias. Como atração turística destaca-se a Ponte Velha sobre o rio no centro da cidade considerada uma obra de arte com portais rebuscados, inaugurada em 1912 e recuperada em 1975 por ser uma importante via de comunicação da cidade e por sua importância histórica e turística no contexto da cidade.
 
 
 

De origem geográfica, em referência aos pequenos morros (morretes), que circundam a sede municipal. Esta denominação remonta ao tempo de sua primitiva colonização.
A fundação do povoado de Morretes data de 1721, mas a ocupação de seu território por mineradores e aventureiros paulistas, remonta ao ano de 1646, período em que foram descobertas jazidas de ouro na região.
Foi o Ouvidor Rafael Pires Pardinho quem determinou que a Câmara Municipal de Paranaguá autorizasse a medição e demarcação de trezentas braças em quadra, para a instalação do povoado de Morretes.
Foi o Ouvidor Rafael Pires Pardinho quem determinou que a Câmara Municipal de Paranaguá autorizasse a medição e demarcação de trezentas braças em quadra, para a instalação do povoado de Morretes.
Pela Lei Provincial n° 188, de 24 de maio de 1869, Morretes foi elevado à categoria de cidade, porém sua denominação foi alterada para Nhundiaquara, mas, pela Lei Provincial nº 277, de 7 de abril de 1870, voltou a denominar-se Morretes.
A cidade de Morretes está situada na zona fisiográfica do Litoral Paranaense, estendendo-se da encosta da Serra do Mar para o leste e limitando-se ao oeste com os municípios de São José dos Pinhais, Piraquara e Quatro Barras; ao norte com o município de Campina Grande do Sul; ao nordeste com o município de Antonina e a Baía de Paranaguá; ao leste com Paranaguá e ao sul e sudeste com o município de Guaratuba.
Texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Morretes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário