quinta-feira, 14 de abril de 2011

JARAGUÁ DO SUL - SC

No feriado de 7 de setembro de 2009, participei com o grupo Curitigrinos de um passeio em Jaraguá do Sul - Santa Catarina, com direito a caminhada pela zona rural, visitar as cachoeiras, conhecer o Seminário e o Parque Malwee. Foram 3 dias maravilhosos, inesquecíveis, pois a turma estava bem animada, também teve passeio em Shopping.  Café da manhã, almoço e jantar em vários lugares, foi bem diversificado, cada refeição uma melhor que a outra. O passeio foi muito bem organizado pela equipe do grupo. Valeu cada momento.

Em 1864 a princesa Isabel, filha do imperador Pedro II, casou-se com o Gastão de Orléans, Conde d'Eu. Como parte do dote constavam as terras que vieram a formar o município de Jaraguá do Sul.

Ao engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro, Emílio Carlos Jourdan, amigo do conde d'Eu e da princesa Isabel, ficou encarregado da demarcação das terras, que se localizavam entre a margem direita do rio Itapocu e a esquerda do rio Jaraguá indo, ao Norte, até o rio Negro. No início eram 12 léguas quadradas, sendo aumentadas posteriormente para 25 léguas quadradas.

Durante o processo da demarcação, Jourdan contratou ferreiros, marceneiros, carpinteiros, pedreiros e lavradores, a maioria vindo do nordeste, para a construção do engenho e a plantação da lavoura de cana-de-açúcar.
Em 1879, O engenheiro Krohne saiu de São Bento para explorar a região, abrindo picada pelo rio Itapocu até Jaraguá. Já os colonizadores Otto Hillbrecht e sua família chegaram em 1897, cursando o rio Itapocu em canoas, seguidos por outros, no mesmo ano.

Com a República, as terras dotais voltaram a ser patrimônio da União.

Durante sua história, Jaraguá pertenceu a São Francisco do Sul, Paraty (atual Araquari) e a Joinville. Somente no século passado, pelo Decreto nº 565 de 26.3.1934, Jaraguá foi desmembrado de Joinville, tornando-se município. Por ocasião da emancipação, o novo município denominou-se simplesmente Jaraguá, sendo seu nome alterado para Jaraguá do Sul em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei estadual nº 941, por haver outro município mais antigo com o mesmo nome, localizado no Estado de Goiás.

O topônimo Jaraguá é de origem tupi-guarani e significa "Senhor do Vale". É como os índios chamavam o Morro da Boa Vista, um dos mais imponentes na cidade.

Para Calixto D. Borges, um dos canoeiros de Jourdan, as máquinas para o engenho Jaraguá chegaram no dia 15 de abril de 1876. Sendo esta data contestada e na impossibilidade de precisar a do real estabelecimento de Emílio Carlos Jourdan na localidade, decidiu-se por 25 de Julho de 1876 como a data de fundação de Jaraguá do Sul, dia em que também são homenageados o imigrante, o colono e o motorista.















Localizado em Corupá, o Seminário Sagrado Coração de Jesus destaca-se por sua edificação em estilo arquitetônico gótico-romano, construído em 1929. Possui 20 mil metros quadrados de área construída.
Tem o Museu Ir. Luiz Gartner, constitui-se numa coleção de 1.500 exemplares de
animais empalhados entre aves, répteis, mamíferos e peixes, que mostram a diversidade natural da região; a Capela onde são celebradas missas aos domingos; loja de souvenir; quadras esportivas, campo de futebol e salão de festas.


 



Localizada no município de Corupá, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio Fiorentino Batistella é conhecida na região como "A ROTA DAS CACHOEIRAS". Localizada distante 14 km do centro de Corupá, a reserva de 100 hectares recebe esse nome devido as 14 cachoeiras existentes na sua área. O acesso  é realizado por duas trilhas:
- Trilha Passa Águas: Essa trilha leva o visitante a conhecer todas as 14 cachoeiras, com extensão de 2900 metros, seu percurso tem duração aproximada de 3 horas, ida e volta;
- Trilha do Araçá: Foi a primeira trilha aberta na reserva, e leva o visitante da primeira até a última cachoeira.











Wolfgang Weege, o fundador da Malwee Malhas, em 1978 inaugurou o Parque Malwee, o local possui um milhão e meio de metros quadrados de área preservada.As imagens já dizem tudo, não precisa nem comentários.













Museu WOLFGANG WEEGE no Parque Malvee. A criação de um museu foi iniciativa  do Sr. Wolfgang Weege, que tinha grande interesse em colecionar objetos. Durante vários anos , o acervo foi enriquecido até chegar a 1700 objetos, distribuídos em 3 espaços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário