quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

BALSA NOVA/TAMANDUÁ

A região onde hoje se encontra o município de Balsa Nova foi descoberta a muitos anos quando homens buscavam cursos d’água , na certeza de encontrar ouro.
Mais tarde em 1706, por apresentar condições geográficas especiais, foi feito pedido de sesmarias por alguns vultos referenciais, entre eles o capitão Tigre que na época foi proprietário da Fazenda Tamanduá, local onde em 1709 foi erigida a primeira capela em louvor a Nossa Senhora  da Conceição. Este importante testemunho arquitetônico, histórico e religioso tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual deu origem ao pequeno povoado de Tamanduá.
Algum tempo depois a passagem dos tropeiros contribuiu muito para o crescimento e desenvolvimento da região. Este fator fez surgir outros núcleos, entre eles Rodeio e Rodeiozinho onde hoje se localiza a sede do município de Balsa Nova.
Rodeio passou a se chamar Balsa Nova somente depois da construção de uma balsa tracionada por correntes e muito mais segura para a travessia do rio Iguaçu.
Balsa Nova só foi desmembrada de Campo Largo e elevada à município em 1961. A partir daí a cidade vive sua independência e momentos de prosperidade.
Situada no sudoeste do Paraná com uma distância de 42 km de Curitiba, Balsa Nova apresenta características especiais por estar localizada entre o primeiro e segundo planalto, possui espaços naturais onde se pode desfrutar de momentos de lazer e contato com a natureza; e locais que retratam a história e cultura desse município.
TAMANDUÁ – Povoado pertencente ao município de Balsa Nova, este é um ponto importante de parada de turistas por apresentar locais com atrativos naturais como cachoeiras e também pelo seu rico valor histórico.
Fonte: http://www.caminhosdoparana.com.br/imprensa/Index.php?id=balsa-nova
 
EM 01.05.2010 participei pela primeira vez com o grupo do Luis da caminhada em  Tamanduá, foi um dia bem quente, mas no final compensou o cansaço, pois tinha um almoço gostoso com churrasco e após um descanso, fui andar pelo rio, uma maneira de recarregar as energias.












Neste domingo dia 13.02.2011, voltei a caminhar em Tamanduá, agora com o grupo Curitigrinos, foi um dia diferente, pois não tinha sol, só no final que ele apareceu, estava nublado, com uma brisa  gostosa e também caiu uma chuva fininha, mas refrescante.
A minha amiga Inês também participou, andei 16 km, teve várias subidas, mas em uma, bateu o cansaço, mas consegui completar a caminhada toda, daí teve novamente aquele almoço sensacional. Valeu o dia.




MORRO DO CRISTO  - É um mirante natural, nas escarpas da Serra de São Luiz do Purunã, com uma bela vista  das cidades de Curitiba e Região. Está a 1.200 m acima do nível do mar. Possui a imagem do Cristo, medindo 18,5 m de altura e 13,5 de largura. Está localizada na Rodovia do Café, próximo a praça de pedágio São Luiz do Purunã.
 







 Olha que interessante, conchas no meio das pedras em plena terra da região.
 IGREJA DO TAMANDUÁ (Capela Nossa Senhora da Conceição) – Erigida em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, a construção de 1730 foi feita pelos padres Carmelitas que moravam no local. Até hoje esse importante testemunho arquitetônico, histórico e religioso tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual abriga em seu interior um acervo que conta com vários objetos sacros da época. A capela está situada na localidade de Tamanduá.


Mata-burro - Pequena vala, ou ponte de tábuas espaçadas, para evitar a passagem de animais.




3 comentários:

  1. Olá Dayse querida, que lugares lindos!!! Paisagens do nosso Paraná!! Que saudades dos nossos pinheiros e do churrasco!!! "Matei" as saudades!! Beijos e um ótimo final de semana para todos!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Angela...é maravilhoso mesmo recordar...por esse motivo é que eu amo fotografar...as lembranças não desaparecem!!!
    Para você também um dia iluminado....bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Dayse, sessão nostalgia, vivi num lugar assim....lindo....bjks...Gil

    ResponderExcluir