sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ARAUCÁRIA

Na época do descobrimento do Brasil, a região onde está localizada Araucária, já era conhecida como Tindiqüera. Viajantes que aqui estiveram nos séculos XVI e XVII, bem como os mapas da época, localizavam as grandes aldeias indígenas, aparecendo entre estas a de Tindiqüera.
Em 1.668, o Capitão Mor Gabriel de Lara doou uma sesmaria a Domingos Rodrigues da Cunha e seus filhos na região de Tindiqüera. No final do século XVII, eram proprietários de terras na região o Alferes Gaspar Carrasco do Reis, Luiz da Cunha, Garcia Rodrigues Velho, o Capitão Manoel Ricam de Carvalho e o médico prático Paschoal Fernandes Leite, entre outros. Os habitantes de Tindiqüera, bem como de todo Paraná, viviam em extrema pobreza.
Em 1.837, a Capela de Nossa Senhora da Luz de Tindiqüera foi elevada a Capela Curada, um ano depois foram estabelecidas as primeiras divisas do bairro.
Gradativamente, a população foi transferindo-se para as margens do Rio Iguaçu, e a sede do curato de Tindiqüera passa para o local em que estava a capela de "Nossa Senhora dos Remédios do Yguassú".
Através da Lei Provincial Nº 021, de 28 de fevereiro de 1.858, foi criada a Freguezia do Iguassú. Em 1.868, a Freguezia do Iguassú foi desligada de Curitiba e anexada como distrito de São José dos Pinhais até 1.888, quando volta a ser administrado por Curitiba.
A partir de 1.876, começou a corrente imigratória, isto no tempo do Império, principalmente por poloneses seguidos por alemães, italianos, ucranianos, que notavelmente deram à região um surto de progresso. Na década de 1950, iniciou a imigração japonesa.
A criação do Município deve-se ao encaminhamento feito pelo Major Sezino Pereira de Souza (chefe político da região), redigido pelo médico Dr. Victor do Amaral, de uma petição em forma de abaixo-assinado ao então Governador do Estado, o contra-almirante José Marques Guimarães, solicitando que a Freguezia  do Iguassú fosse elevada a Vila e logo em seguida, fosse criado o Município.
Assim, pelo Decreto Estadual Nº 40, de 11 de fevereiro de 1.890, foi criado o Município de Araucária, que teve seu nome sugerido pelo Dr. Victor Ferreira do Amaral.
O primeiro administrador de Araucária, como intendente, foi o Major Sezino Pereira de Souza.
A primeira eleição municipal realizou-se no dia 22 de setembro de 1.892, sendo o primeiro Prefeito eleito de Araucária, o Sr. Manoel Gonçalves Ferreira. Em 1.911, foi criado o Termo Judiciário e em 1.919, o Município foi elevado à categoria de Comarca.
O distrito de Guajuvira  foi criado em 1.947, e o Município perde temporariamente sua categoria de Comarca, ficando subordinado a São José dos Pinhais por quatro meses. Em 1.949, Araucária recuperou definitivamente sua categoria de Comarca.

Fonte: http://www.araucaria.pr.gov.br

Em 17 de maio de 2009, participei com o grupo Curitigrinos de uma caminhada em Araucária, foi  uma manhã maravilhosa, pois caminhar na natureza é um presente divino, é uma terapia sem igual, ainda mais que amo tirar fotos e depois ficar olhando as belas paisagens...após o retorno participamos de um almoço....gostoso...enfim...foi um dia abençoado...

 Celi...uma amiga muito especial, conheci ela na primeira caminhada que participei em novembro de 2008 em São Luiz do Purunã.

"Muita gente entra e sai em tua vida ao longo dos anos. 
Mas só os verdadeiros amigos deixam impressões 
em seu coração."
  
 Ines...uma amizade que nasceu em um dia de chuva, estávamos voltando do trabalho no mesmo ônibus e começou a chover, convidei ela para entrar na minha casa até a chuva parar, minha mãe conversou muito com ela, ela já era casada e eu ainda era solteira.Acho que já se passaram 30 anos...

"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade."
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário