quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

HELENA KOLODY


Helena Kolody 
Cruz Machado, 12 de outubro de 1912
Curitiba, 15 de fevereiro de 2004

Seus pais foram imigrantes ucranianos que se conheceram no Brasil. Helena passou parte da infância na cidade de Rio Negro, onde fez o curso primário. Estudou piano, pintura e, aos doze anos, fez seus primeiros versos.
Seu primeiro poema publicado foi A Lágrima, aos 16 anos de idade, e a divulgação de seus trabalhos, na época, era através da revista Marinha, de Paranaguá.
Aos 20 anos, Helena iniciou a carreira de professora do Ensino Médio e inspetora de escola pública. Lecionou no Instituto de Educação de Curitiba por 23 anos. Helena Kolody, segundo o que consta em seu livro Viagem no Espelho, foi professora da Escola de Professores da cidade de Jacarezinho, onde lecionou por vários anos.
Seu primeiro livro, publicado em 1941, foi Paisagem Interior, dedicado a seu pai, Miguel Kolody, que faleceu dois meses antes da publicação.
Helena se tornou uma das poetisas mais importantes do Paraná, e praticava principalmente o haicai, que é uma forma poética de origem japonesa, cuja característica é a concisão, ou seja, a arte de dizer o máximo com o mínimo. Foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil, em 1941.
Foi admirada por poetas como Carlos Drummond de Andrade e Paulo Leminski, sendo que, com esse último, teve uma grande relação de amizade pessoal e literária.









  

4 comentários:

  1. Olá Dayse, eu nunca li um poema ou livro dela! Já a conhecia das aulas de literatura do Colégio Santa Maria, onde estudei 10 anos! Maravilhosas mensagens!!! Mais uma vez, parabéns pela sensibilidade deste post!!! Beijos e uma ótima quinta-feira.( me avise quando chegar o cartao de Natal que mandei para vcs :)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Angela...você como sempre me incentivando, fico feliz, obrigada...
    Helena Kolody ... uma poetisa e tanto, suas poesias são especiais mesmo. E os haicais, maravilhosos...Uma sexta-feira com muita luz e
    energia para você...
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Dilmara Furlan de Faria disse...

    Sou professora do NRE de Cornélio Procópio e estou fazendo um curso de JCLIC. Meu trabalho final será sobre Helena Kolody e gostaria de ter autorização para usar seus haicais ilustrados
    Meu email é: dilmaraf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber qual e a caracteristica psicologica,emocial marcante de helena koldy

    ResponderExcluir