terça-feira, 16 de novembro de 2010

ILHA DO MEL

A Ilha do Mel é uma ilha brasileira situada na embocadura da Baia de Paranaguá, no estado do Paraná.
A ilha do Mel é um ponto turístico de muita importância no estado do Paraná. Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado. A ilha, fazendo parte do município de Paranaguá, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e possui um restrito programa de manejo. Não é permitida a tração animal ou a motor na ilha. Existem muitas áreas onde não é permitida a presença de visitantes. A ilha possui quatro pontos turísticos de destaque: Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul Encantadas.
A Ilha do Mel localiza-se no Oceano Atlântico Sul e situa-se à 15 milhas do Porto de Paranaguá, tendo seu ponto mais próximo do continente à 2,5 milhas (cerca de 4 km) de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná, litoral do estado do Paraná, Brasil. São 2.585 hectares de área composta por sistemas de restinga e Floresta Atlântica protegidas e destinadas exclusivamente à preservação integral da flora e da fauna, de um total de 2.762 hectares (35 km de perímetro). Sua Estação Ecológica com 2.240 hectares, tem o objetivo de preservar o meio-ambiente e é vedada a entrada de pessoas não autorizadas. Na Reserva Natural, com 345 hectares, é admitida a existência de trilhas, desde que não afetem a paisagem.
O aparecimento de um mapa constante do “Livro de Toda a Costa da Província Santa Cruz”, feito por João Teixeira Albbernas - Anno D. l666 e que se encontra na mapoteca do Ministério das Relações Exteriores, onde a Ilha já aparece com a denominação de Ilha do Mel, praticamente desvendou o mistério sobre o nome. Outro mapa, de Antônio Vieira dos Santos, publicado em 1850, também já continha a Ilha do Mel com essa denominação. No século passado a Ilha também era conhecida como “Ilha da Baleia”, talvez pelo seu formato. Várias hipóteses (folclóricas) são conhecidas para a origem do nome: - A extração de mel silvestre , anterior a 1950, quando os alimentos eram adoçados com o mel ou com o açúcar extraído da cana da própria ilha, devido a dificuldade de obter o açúcar industrializado; - A existência de uma família de origem alemã que habitava a região da Fortaleza, e onde havia um engenho para produção de farinha de mandioca. Farinha em alemão,  escreve-se “mehl”; - A cor da água do mar vista do alto do Morro das Conchas – Farol, principalmente no início da Praia do Farol (Paralelas); - O formato da Ilha, cuja parte oeste lembra mel saindo da boca (istmo) de um recipiente (parte sul); - A lua-de-mel  que os escravos mais fortes desfrutavam com várias negras, onde os mesmos eram deixados na Ilha por vários dias, para a reprodução, no século passado; - Antes da Segunda Guerra Mundial a ilha era conhecida coma a ilha do Almirante Mehl que se dedicou à apicultura e cuja família lá frequentava; - Marinheiros aposentados viviam na Ilha e dedicaram-se à apicultura, produzindo uma quantidade tamanha que chegaram a exportar o produto até os anos 60; - A água doce existente na ilha contém mercúrio. Em contato com a água salgada isto causa uma coloração amarela, semelhante à cor de favos de mel; - Os índios Carijós que viviam na região apreciavam muito o mel de abelhas, então a exploração apícola é antiga.










Já visitei a Ilha 2 vezes, a primeira foi no período  de 14 a 15.03.2009 com  o grupo de caminhadas Pegadas, foi uma emoção que nunca esquecerei, 2 dias de caminhadas conhecendo a Ilha juntamente com um pessoal maravilhoso com um alto astral e energia positiva, ficamos em Encantadas.

Na segunda vez, nos dias 13 e 14.03.2010 participei com o grupo Curitigrinos, também uma turma maravilhosa, ficamos na parte chamada Brasília. Caminhamos até o Farol, Forte , Gruta, diversas praias. Foram 2 dias com muitas caminhadas, comida boa, risadas e uma união entre todos os participantes, e principalmente muitas fotos. 
Valeu a pena....quero voltar......   
                           

6 comentários:

  1. Olá Dayse, lembro-me de momentos incríveis na Ilha. Obrigada por "matar" um pouquinho da saudades deste lugar maravilhoso.As fotos ficaram lindas. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Angela pelo teu incentivo...Ilha do Mel é um lugar maravilhoso mesmo...cheia de encantos...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Dayse,
    Que lugar maravilhoso e que fotos lindas!
    Adorei o seu blog!
    A propósito, parabens pelo seu aniversário!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Seu blog ta ótimo hein.
    Só é uma pena a Ilha pertencer a Paranaguá, sendo que é mais próximo aqui de Pontal do Sul.
    Conheçam Pontal do Parana é uma cidade ótima, pra quem gosta de mar, surf, praia, sol, Carnaval, é excelente.
    Ver no Mapa: http://maps.google.com.br/maps?ll=-25.570937,-48.36216&spn=0.165996,0.468979&t=h&z=12&lci=com.panoramio.all

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Flor de Maio...
    agradeço pelo elogio e também pela mensagem do meu niver....valeu...tem razão..o lugar é maravilhoso..uma magia, quem vai lá sempre quer voltar.
    Amei o teu blog...você está de parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Shamdro...
    Agradeço pelo elogio e pelo recado...gostei do link do mapa...muito interessante.
    Conheço Pontal apenas de passagem, o pessoal sempre comenta mesmo do carnaval dizendo que é ótimo.
    um abraço

    ResponderExcluir