sexta-feira, 19 de novembro de 2010

GUARAQUEÇABA

Guaraqueçaba é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2004 era de 8.558 habitantes. Guaraqueçaba é também um marco histórico, pois está entre as primeiras ocupações existentes no Estado do Paraná por colonizadores portugueses em 1545. Seus habitantes primitivos são os índios Tupiniquins e Carijós.
A preservação de seu meio-ambiente e as características físicas da região a tornou como privilegiada na manutenção de suas reservas florestais e de seus ecossistemas, quase intactos, criando atrativos turísticos apreciados pelos adeptos do turismo ecológico.
A cidade de Guaraqueçaba está situada numa região de rara beleza do litoral paranaense, sendo ladeada pelas baías de Paranaguá e Laranjeiras e pela elevação da Serra do Mar, estando a uma distância de 174 km da capital do estado, Curitiba. O município de Guaraqueçaba foi criado através da Lei Estadual nº02 de 10 de outubro de 1947. Instalado em 31 de outubro do mesmo ano, foi desmembrado de Paranaguá.
Os habitantes naturais do município de Guaraqueçaba são denominados guaraqueçabanos.
http://pt.wikipedia.org

Participei do passeio organizado pelo grupo Pegadas, nos dia 04 e 05 de abril de 2009. Ainda não conhecia a pequena cidade de Guaraqueçaba mas já era um sonho antigo conhecer. Fiquei apaixonada pelo lugar...a cidade é bem antiga, histórica...mas a natureza do local é fantástica.
Todo o seu entorno é um verdadeiro tesouro ecológico com reservas naturais, áreas de proteção ambiental, manguezais, rios, cascatas, baías, ilhas, praias, uma bela cascata no 'Salto Morato'.
Amei passear de barco para a  ilha, uma sensação de liberdade....
Foram 2 dias maravilhosos com pessoas que gostam de caminhar, conhecer novos lugares e com alto astral, uma energia sem igual.
Caminhadas, passeios a noite, café da manhã, almoço e jantar...e muitas fotografias...valeu a pena.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário