quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CAMPO MAGRO

A história do município de Campo Magro remonta ao período histórico das explorações auríferas no sertão de Curitiba. A primeira povoação no território que constitui o atual município de Campo Magro foi iniciada há mais de três séculos.
Com o fim do período da exploração do ouro, que pouco ou quase nada representou, veio o do tropeirismo. Este sim marcou a história da localidade, inclusive no nome. A denominação Campo Magro se deve ao fato de que na ocasião em que os tropeiros demandavam pela região na época do inverno, o gado emagrecia e sobrava pouco pasto verde para as reses. Mais parecia um campo minguado, um campo magro. E assim foi que a localidade ficou conhecida ao longo dos séculos, Campo Magro.
Segundo o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, "na lista de ordenanças da vila de Curitiba", referente ao ano de 1791, aparece o bairro de Campo Magro com 8 casas. Pela lei nº 970, de 9 de abril de 1910, foi criado o distrito de Campo Magro, no município de Tamandaré, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição, mudada pela lei de 4 de abril de 1924.
A história da gente de Campo Magro está invariavelmente ligada à de Almirante Tamandaré, acompanhando a vida política deste município em seus altos e baixos, mesmo quando, em 14 de julho de 1932, o município de Tamandaré foi suprimido. Ou mesmo quando Tamandaré passou a chamar-se Timoneira. Um escracho político.
O distrito judiciário de Campo Magro foi criado pelo decreto estadual 199, de30 de dezembro de 1943, com território do distrito de Santa Felicidade  e transferido para o município de Colombo. O município de Tamandaré foi extinto em 1938 e não em 1932. O município de Campo Magro foi criado através da lei estadual n.º 11.221, de 11 de dezembro de 1995, na sede do antigo distrito de Campo Magro, com território  desmembrado do município de Almirante Tamandaré. A instalação deu-se em 1º de janeiro de 1997.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_Magro) 

Esta foi a segunda caminhada que participei dia 14.12.08 com o grupo Curitigrinos e também com a minha amiga Ana Regina, estava um dia muito quente, foram várias subidas e descidas, mas valeu a pena, ainda mais que teve um almoço bem caseiro, uma delícia.... 











2 comentários:

  1. Olá Deyse, uma comidinha caseira, típica brasileira, é uma delícia!!! Que saudades!!! Continue escrevendo e desenvolvendo seu blog!! Gostei muito! Abraços, Angela.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Angela pelo incentivo...
    obrigada
    um abraço
    Dayse

    ResponderExcluir